Sobre a Conferência

1a. CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE LETRAMENTO EM SAÚDE
Letramento em saúde: construindo pontes para a integralidade do cuidado em saúde 
25 e 26 de março de 2021 – Online

A primeira edição da Conferência Brasileira de Letramento em Saúde é iniciativa da Rede Brasileira de Letramento em Saúde (REBRALS) e tem por tema central “Letramento em saúde: construindo pontes para a integralidade do cuidado em saúde”. Essa proposta segue a tendência internacional de inserir o letramento em saúde na prática assistencial, como elemento essencial na promoção e nas intervenções em saúde e, ainda, para melhorar a capacidade de resposta da população frente às iniquidades em saúde. Também tem chamado atenção mundial, a necessidade de inserção do letramento na gestão dos serviços de saúde e ainda nos projetos institucionais de formação dos futuros profissionais de saúde.

O letramento em saúde diz respeito às habilidades dos indivíduos e coletividade em obter acesso, compreender, avaliar e utilizar as informações para promoção, manutenção e tomada de decisões em saúde. É considerado componente necessário nos cenários de cuidado em saúde e pode se tornar barreira para a comunicação efetiva e empoderamento de milhões de indivíduos no mundo. Foi reconhecido pela Organização Mundial da Saúde como importante determinante da saúde, e muitos estudos têm demonstrado associação entre esse constructo e os desfechos em saúde.

O limitado letramento em saúde está associado com o aumento da mortalidade e da taxa de hospitalização; à menor utilização de serviços de saúde preventivos; à baixa adesão medicamentosa; à dificuldade para se comunicar com profissionais de saúde e a piores desfechos no autogerenciamento de agravos crônicos.

A produção do conhecimento sobre letramento em saúde e sua utilização no contexto brasileiro ainda é incipiente. Assim sendo, esse evento objetiva congregar profissionais de saúde, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação para apresentar e discutir aspectos relacionados ao letramento em saúde, como elemento essencial na construção de pontes para a integralidade do cuidado.